História do Fluminense

 

O Fluminense Football Club, fundado em 21 de julho de 1902, sediado em Laranjeiras, na capital fluminense, onde tem foro na Rua Álvaro Chaves nº 41, mantendo o seu Centro de Treinamento em Xerém, na Baixada Fluminense, é uma sociedade civil de caráter desportivo, considerada de utilidade pública pelo Decreto nº 5044, de 28 de outubro de 1926, publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926.

O Tricolor foi a primeira associação fluminense fundada para o futebol, sendo também o Decano dos grandes clubes brasileiros.

Sendo o clube que mais conquistou títulos estaduais no Estado do Rio de Janeiro no século XX, o clube alcançou o feito histórico de consagrar-se como Campeão Carioca do século.

O Fluminense ostenta, ao lado do rival Flamengo, a condição de maior campeão carioca de futebol com 30 títulos estaduais. Porém, a conquista tricolor do Campeonato Carioca de 2002 permanece indicada no site da FFERJ como sob júdice, mesmo já tendo terminado o prazo para FFERJ julgar o recurso do Bangu, que não teria precedente na história do futebol.

Entre suas maiores glórias estão a Copa Rio de 1952, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970, o Campeonato Brasileiro de 1984 e a Copa do Brasil de 2007, além das conquistas do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960, na época em que estes eram os campeonatos de maior nível técnico realizado no Brasil.

O Fluminense é o quinto clube que mais jogadores cedeu a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, com trinta convocações, tendo sido o seu Estádio de Laranjeiras a primeira sede desta seleção, onde ela permaneceu invicta em 18 jogos disputados.